CAFÉ PODE AJUDAR NO DIAGNÓSTICO DA COVID, AFIRMAM MÉDICOS
Um dos sintomas mais comuns da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é a perda temporária do olfato. A condição é chamada de anosmia e atinge pelo menos 50% das pessoas contaminadas, mesmo aquelas que não apresentam sintomas graves.
Por causa disso, alguns médicos estão sugerindo um teste fácil e que pode ser feito em praticamente qualquer lugar para diagnosticar a doença: pegar café em pó e tentar sentir os aromas do produto, enquanto usam uma máscara de segurança.
“Basta colocar um pouco de pó de café em um recipiente, esticar o braço, e observar se é possível sentir o cheiro do ingrediente”, ensina James Schwob, professor da Escola de Medicina da Universidade de Tufts, do Estado de Massachusetts (EUA). O teste também pode ser feito esfregando um pouco de álcool ou xampu na mão.
“Se seu nariz não está congestionado e você está com problemas para reconhecer aromas familiares, pode ser uma boa ideia procurar um médico e fazer o exame de covid-19”, acrescentou Schwob.
Richard Doty, diretor do Centro de Aroma e Paladar da Escola Medicina da Universidade da Pensilvânia, faz a mesma recomendação. “Se você não conseguir sentir os aromas ou os sabores de café ou chocolate, pode ser que esteja perdendo o olfato”, disse.
Como o teste não é 100% eficaz, os especialistas recomendam procurar um médico, especialmente se você apresentar outros sintomas de covid e continuar sentindo os cheiros de alimentos e outros produtos.
Compre o Bastião Café direto da fazenda para sua mesa clicando aqui.
Comentários
Postar um comentário